quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

REDESIGN: PRIMEIRA PARTE

O primeiro redesign que apresento a vocês é do Juventus do Rio de Janeiro, o formato circular e as cores preto,branco e amarelo continuam, mas agora com predominância da cor preta, o nome Juventus continua em destaque, mas agora com a informação da cidade/estado do clube, o Rio de Janeiro. No centro deste escudo temos a bandeira do estado do Rio de Janeiro e um J em amarelo em destaque no centro, as inicias FC e ano de fundação também estão presente no novo escudo.


O segundo logo dessa série de 15 é o do Atlético Serranense, anteriormente chamado de FC Betinense. A ideia aqui é simples, mantive as cores amarelo e preto, destacamos o nome do clube SERRANENSE e mudamos o formato crtl c crtl v e já batido do escudo do Barcelona, as listras permanecem, mas agora com novo formato, o ano de fundação do clube está presente assim como no nome da atual cidade do clube Nova Serrana-MG.
O próximo a ser publicado é de um clube do Paraná.

O escudo 3 foi o vencedor, então apresento a vocês a proposta de renovação do escudo do Clube Andraus Brasil Avaliaçãoes de jogadores - Futebol Andraus Brasil., clube da cidade de Campo Largo/PR, atualmente disputa a segunda divisão estadual.
A ideia aqui também é simplória, trabalhei em cima apenas dos ícones do atual escudo, formato, nome completo, iniciais e cores, acrescentei apenas o ano de fundação. O atual escudo não tem alinhamento, está achatado o que não é legal. O imenso espaço vazio(outro problema) que tem no centro do escudo foi preenchido com as inicias do clube que juntas formam um circulo, o nome do clube ficou em destaque passando a informação de forma mais rápida e precisa, o azul ganhou mais espaço, dividindo a superfície com o amarelo.

Escudo 4 - O escudo foi totalmente modificado, tanto no formato, quanto nas cores e símbolos. Deixei de lado o formato circular e as estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul, que junto com a faixa faziam referencia a bandeira do Brasil. Adicionei o principal símbolo da cidade de Macapá, que é o Marco Zero, monumento que fica localizado sobre a imaginária Linha do Equador, linha esta, que passa sobre a capital do Amapá, e que simboliza a divisão dos Hemisférios Sul e Norte. O monumento no centro do logo divide o escudo em duas cores verde e azul, simbolizando os dois hemisférios, o nome do clube aparece em destaque no alto, e abaixo temos o nome do estado do Amapá e o ano de fundação do clube. 

Escudo 5- Então, esse é a proposta do escudo pro Náuas Esporte Clube do Acre, chamaria esse logo de escudo raiz, formato e faixas verticais e transversais, bem clássico do futebol brasileiro. Proposta é simples mudei o estilo do escudo que era uma espécie de formato mal feito do escudo do Vasco, dei mais espaço pro amarelo e destaquei o nome da equipe, não tem como não saber de que clube estamos falando, essa é a ideia inicial da comunicação visual, o nome da equipe "grita" na sua frente, inconfundível. Ainda inclui o ano de fundação 1923, bem antigo por sinal, merece esse inclusão, e pra passar aquela mensagem de que é um clube de futebol, a famosa bola.

Escudo 6- JEC - Jaraguá Esporte CLUBE, nesse escudo preferi destacar apenas suas inicias, ao invés do nome, por achar que o clube seja conhecido assim na cidade de Jaraguá/GO, e por ela está no atual escudo (Lembrando que não foi feito o briefing com clube, apenas em cima informações que tenho). O atual escudo do clube é todo vermelho/branco em um formato bem diferente, mas com excesso de informações, como o nome inteiro do clube, data de fundação por completo e uma frase. Quem conhece um pouco mais do clube, sabe que ele joga com uma camisa listrada preto/branco, daí vem as listras na parte inferior da proposta, fazendo a ligação: escudo atual X camisa, pra completar adicionei o ano de fundação, a frase "LENDÁRIA TERRA" continua, dentro de um faixa que corta o escudo na transversal, frase essa que creio que seja importante para o clube, já que ela tem destaque no atual, um escudo limpo, com formato moderno. 

Escudo 7 - Palmeira Futebol Clube - O Verdão do Agreste, a principal ideia aqui foi da uma identidade própria ao time, abandonando a cópia do escudo do Palmeiras/SP. Quase todos os ícones que estão no escudo atual continuam,menos a faixa, as siglas, o nome da equipe, as estrelas e o nome da cidade do clube estão na nova proposta, mas agora estão ordenados de uma forma que perde a ligação com o xará de São Paulo, a cor continua, isso não da pra mudar, singelo e moderno, essa é a minha proposta de reformulação do escudo do Palmeira de Goianinha/RN

O atual escudo do Náutico de Roraima é um dos mais "Sem vida" dos clubes brasileiros, um escudo branco com um N no centro, e o ano de fundação na parte inferior do escudo, e só. Quem não conhece não identificaria de forma alguma a que clube pertence esse escudo. Nessa nova aplicação a principal ideia foi da mais vida e identificação ao escudo, sem perder a identidade. Disposto em novo formato com contornos mais modernos, o escudo ganha listras vermelhas no lugar que antes tinha apenas um fundo branco, recebe um nome do clube em destaque na parte superior e o principal ícone do atual escudo que é a letra N permanece no centro , mais agora com uma tipografia diferente, o ano de fundação foi deslocado pra parte superior para que a identificação geográfica do clube, que é o nome do estado de Roraima, ficasse melhor aplicado na parte inferior. Agora não tem como não saber de que clube é este escudo.

Sport Club Real Academia - Alvorada, o Real Academia de Alvorada/RS, pretende disputar a 3ª divisão do Rio Grande do Sul deste ano. Seu atual escudo é bem exótico, no mesmo estilo do Bolamense/DF. Tudo nesse escudo está mal feito e mal aplicado, para leigos pode ser que passe desapercebido, mas a fonte, o recorte da coroa e do leão, a distribuição das estrelas e a aplicação da tipografia, não estão legal. Esse atual escudo foi o motivo para que eu começasse esse série de novos desenhos para alguns escudos de clubes de futebol, quando vi esse escudo eu resolvi tentar criar algo melhor e apresentar ao clube, a proposta foi enviada mas até não obtive retorno. Sobre a nova proposta: O novo escudo tem agora um formato circular, mas continua com os mesmos ícones do atual escudo, quantidade de estrelas, sendo que uma continua em destaque, leão, coroa, nome da equipe, nome da cidade, ano de fundação e as cores. O leão e a coroa ganharam novos desenhos, deixando as figuras mais modernas, o nome da equipe ganhou mais destaque com aplicação de uma fonte mais "forte", e o preto ganhou mais espaço deixando a aplicação mais rubro-negra.

O América de Morrinhos é mais um entre dezenas de Américas espalhados pelo Brasil, sendo a maioria com o escudo com cores vermelho e branco, com formato esférico e com as iniciais no centro. O atual escudo é mais uma cópia do América do Rio de Janeiro, e a aplicação do nome da equipe e da cidade estão muito mal executadas. A proposta aqui é manter as cores vermelho e branco, mais também mudar o formato do escudo e a aplicação das iniciais, valorizar a aplicação do nome do clube, e de sua cidade, que ganham mais destaque. Com este novo formato o escudo do América de Morrinhos passa a ser único e distinto entre os clubes de mesmo nome.

 Conquista Futebol Clube, de Vitória da Conquista/BA, o clube disputou a segunda divisão baiana de 2017.
A ideia aqui é simples, abandonar esse formato ''quadrado'' e sem vida do atual escudo. Para isso apliquei um escudo com contornos mais arredondados na parte inferior, e com pontas na superior, o nome da equipe Conquista e a sigla FC continuam, mais agora com uma tipografia mais moderna, a divisão do escudo em duas cores, azul e branco também continuam. A nova proposta ganhou uma estrela referente ao título do Campeonato Baiano da Segunda Divisão de 1994.


Embuguaçuano De Colméia Esporte Clube, o clube disputou a segunda divisão tocantinense de 2017.
Como vocês repararam, o atual escudo do clube é mais uma cópia entre muitos aqui do Brasil, desta vez a cópia é do escudo do Real Sociedad da Espanha. Pesquisando um pouco sobre o clube, vi que eles utilizam uma camisa listrada com as cores preto e branco, então resolvi trabalhar em cima destas cores. Alguns ícones do atual escudo estão na nova proposta como a coroa e a bandeira, só que agora com outras cores e em outro formato. Particularmente esse foi o escudo que mais gostei do resultado final.


 Eu gosto do atual escudo do Nacional de Pombal, é uma espécie de cópia estilo flat do escudo do Palmeiras-SP, as cores também me agradam, mas sendo uma cópia, merece um novo redesign. Então pra eliminar essa comparação, dei um novo formato ao escudo, reposicionei o nome da equipe para parte superior, deixei o N centralizado, e acrescentei o nome da cidade, nesse caso é de suma importância a aplicação do nome da cidade, já que existe outro Nacional no estado na Paraíba, o da cidade de Patos, também inclui uma pequena estrela na parte superior, referência a bandeira da cidade de Pombal.

 
Imagine Futebol Clube, O imagine disputou a segunda divisão tocantinense de 2017.
Seu atual logo pode se encaixar em todo tipo de seguimento, menos no de futebol, um dos escudos que mais destoam dentro do futebol. Qualquer novo escudo criado aqui poderia ficar melhor do que o atual. Para da uma cara mais de escudo de clube de futebol, criei este simples escudo, sem um briefing e sem referências, ao não ser o nome do clube no atual escudo, parti pro simples usando como referencia o nome do clube, cidade sede, fundação e suas cores, sem usar o cinza, dei preferência as cores branco, preto e verde.


Santa Helena EC de Goiás, o atual escudos deles é bem simples e sem uma identificação mais direta ao clube, mais o que mais me incomoda nesse escudo é duas partes em branco paralelas, para um time tricolor, fica faltando uma área maior para o preto, então foi ai que veio minha proposta, da espaço maior a cor preta, tornando o escudo mais tricolor, e identificar o time de uma forma mais precisa, o ano de fundação continua e também inclui uma bola de futebol e um ramo de algodão, que já esteve presente no escudo anterior do clube.

3 comentários:

  1. Meu amigo, o seu trabalho redesenhando os escudos ficou simplesmente fantástico. Muito boas as suas ideiad principalmente para os escudos do Nauás, do Náutico de Roraima e do Macapá!

    ResponderExcluir
  2. parabéns!! Ficaram ótimos. Agora esses escudos atuais é de um extremo mal gosto, Jesus!!
    Tomara que os clubes atualizem para esses que ficaram fantasticos.

    ResponderExcluir
  3. Que trabalho fantástico! Nauás principalmente deveria trocar o escudo, que parece feito no paint. Devia colocar a proposta também pro escudo do Avaí (um escudo que não tem criatividade nenhuma).

    ResponderExcluir