FLAMENGO
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
17/11/1895
RIO DE JANEIRO-BRASIL
ESTÁDIO MARACANÃ
(75.000)
ESCUDO ANTERIOR:
Esta
terça-feira, 10 de abril de 2018, marca mais uma data histórica na vida
do Flamengo. Os símbolos do clube – o monograma CRF, o escudo dos
esportes aquáticos e o escudo dos esportes terrestres - passaram por
reformulação, modernização e foram apresentados oficialmente ao grande
público. A partir de agora, de forma gradual ao longo dos próximos
meses, as novas marcas passarão a fazer parte do dia a dia dos nossos
associados e torcedores, estando presente em uniformes e equipamentos
esportivos, documentos oficiais, campanhas de marketing e fachadas na
Gávea, no Centro de Treinamento George Helal e na Ilha do Urubu.
O
novo monograma já está presente, desde a madrugada, em nossas redes
sociais. No Twitter, o Emoji CRF está disponível para uso por um mês
para quem digitar #CRF em suas postagens. Todas as demais redes
receberam novos avatares e imagens de fundo com as mudanças. No próximo
dia 13, a Wix, patrocinadora oficial do Flamengo, lança um hotsite que
explica todo o estudo realizado pelos designers envolvidos no projeto de
modernização dos símbolos rubro-negros. E no dia 18 de abril, o novo
Manto Sagrado, revelado também nesta terça-feira e disponível para venda
a partir da próxima quarta-feira (12), fará sua estreia nos gramados na
partida entre Flamengo e Santa Fé, pela Conmebol Libertadores.
Um
dos idealizadores da mudança, o ex-vice-presidente de Comunicação,
atual vice-presidente de Relações Externas do Flamengo, o publicitário
Antonio Tabet, ressalta que a inovação vai muito além de mera estética e
coloca o Flamengo, mais uma vez, como tendência entre os grandes times
do mundo.
"A reformulação dos escudos, mesmo que
discreta para alguns, foi extremamente importante por questões técnicas,
institucionais e até mercadológicas. É uma tendência entre as maiores
instituições esportivas do mundo, e demos um passo de muito bom gosto,
mantendo a identidade tradicional e aliando com a agilidade e a
modernidade dos novos tempos. A aprovação gigantesca dentro do clube
mostrou que acertamos em cheio", disse Tabet, que apresentou o estudo de
renovação das marcas rubro-negras ao Conselho Deliberativo do Flamengo
em maio de 2017.
O trabalho técnico ficou a cargo
do designer Fabio Lopez, carioca, rubro-negro, Mestre pela ESDI/UERJ e
professor da PUC-Rio, que observou, em 2017, que o CRF havia passado por
diversas alterações ao longo dos anos, muito por conta de novos
fornecedores esportivos, ou desgaste natural do tempo e derivação
acidental.
"Ao analisar os arquivos digitais do
monograma CRF, não fiquei surpreso em constatar problemas de natureza
técnica, tanto em aspectos tipográficos quanto de acabamento vetorial.
Além disso, o material apresentava-se desatualizado, com uma série de
inconsistências, problemas e lacunas. Indicava a necessidade de um
processo de redesign, como também um urgente trabalho de revisão,
normatização e padronização do uso destes elementos nas esferas
institucional e comercial do clube", explica Lopez que trabalhou ao lado
de Eduardo Franco, ex-designer do Departamento de Comunicação do
Flamengo, hoje mestrando da California College of the Arts, e de
Frederico Tannure, designer gráfico de formação e atualmente coordenador
do Departamento de Marketing do clube.
O ajuste
O
trabalho começou com uma análise detalhada no monograma CRF, em função
de sua importância na identidade visual do clube. Foram identificadas
necessidades de melhoria em algumas estruturas, como as serifas, hastes,
terminações e renovações, também detalhes de alinhamento, desenho,
entre outros. Para preservar a essência do monograma, ajustaram-se essas
inconsistências.
Em seguida, Lopez trabalhou no
escudo de esportes terrestres. O designer observou que o escudo possuía
um contorno linear preto, que, ao se encontrar com a primeira faixa
horizontal de mesma cor, acaba fazendo com que esta se torne mais grossa
que as demais. Então, foi feito um ligeiro aumento da espessura da
linha de contorno, conferindo mais peso ao elemento e protegendo o fundo
em que está aplicado. Desta forma, o escudo ficou mais forte e
estreito, o que também agrega ao visual no que tange ao aspecto
esportivo.
Resolvido o escudo terrestre, chegou a
vez de trabalhar no escudo dos esportes aquáticos. Segundo Lopez, após
analisar o escudo, ele percebeu uma assimetria na forma, além de falta
de padrão no peso e no tamanho das letras "CRF" do miolo. Com isso,
notou que era possível simplificar e atualizar o desenho da âncora e dos
remos cruzados.
Redesenhou o entorno, aumentando
reentrâncias encontradas na parte superior. Mudou o formato das letras
para algo mais legível e contemporâneo. Simplificou a âncora, eliminando
detalhes que prejudicavam o reconhecimento, e redesenhou os remos,
atualizando-os e os deixando mais parecidos com os atuais no esporte. O
exato ponto onde eles se cruzam passou a ser o divisor das cores
vermelha e preta, o que também ajuda a organizar visualmente o símbolo.
A modernização
Escudos
ajustados. Mas depois de olhar para eles, Fábio Lopez percebeu que era
possível modernizar os mesmos sem perda de tradição e essência. Com a
intenção de evoluir, e não apenas modificar, o designer mudou as
serifas, que tinham uma inspiração vitoriana para algo mais arrojado. O
"C" e o "R" foram alterados para ganhar mais força e velocidade, com
aspecto mais contemporâneo.
"O resultado de todo
esse processo é uma identidade visual renovada, mas que em momento algum
descaracteriza a personalidade e o patrimônio visual do Clube de
Regatas do Flamengo. Afinal, nosso objetivo sempre foi modernizar sem
desrespeitar as tradições", conclui Fabio Lopez, que tem em seu
currículo outra importante logo, a dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além do
projeto mini Rio, com 100 miniaturas de ícones do Rio de Janeiro.
O futuro
Um símbolo moderno, novo, mas com toda a tradição rubro-negra e a força por trás do escudo mais popular do mundo. Agora, clube e Nação têm a missão de espalhar pelo planeta a nova identidade do Clube de Regatas do Flamengo.
O futuro
Um símbolo moderno, novo, mas com toda a tradição rubro-negra e a força por trás do escudo mais popular do mundo. Agora, clube e Nação têm a missão de espalhar pelo planeta a nova identidade do Clube de Regatas do Flamengo.
Fonte: flamengo.com.br
Ficou feio
ResponderExcluirPaia
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