sexta-feira, 27 de julho de 2018

BRASIL: REDESIGN PARTE II


A Partir de hoje estarei publicando novas propostas para escudos de 10 clubes do futebol nacional. Será um escudo por dia, nos próximos 10 dias.

Andradina EC Giron Nei , clube paulista que retornou aos gramados este ano para a disputa da Segunda Divisão (5º Nìvel).


Com um formato diferente do atual, a proposta trás na parte superior o ano de fundação sobre um novo azul, no centro temos uma faixa transversal branca onde se destaca o nome da equipe, e na parte inferior três listras em dois tons de azul (Azul mais forte trazendo mais força a equipe e um tom mais claro remetendo ao passado), e um de branco, no alto do escudo temos uma estrela referente ao título da segunda divisão paulista em 1965.
ANDRADINA
ANDRADINA ESPORTE CLUBE
2002 (como AE Araçatuba)
ANDRADINA, SÃO PAULO-BRASIL
 ESTÁDIO EVANDRO BREMBATTI CALVOSO
(8.000)

------------------

O segundo escudo da Parte II, é da Portuguesa Londrinense que disputou a segunda divisão paranaense.

As cores tem referencia na bandeira de Portugal, Verde e Vermelho, e duas cores complementares Preto e Branco. Na parte superior o nome como a equipe é conhecida "PORTUGUESA LONDRINENSE", na área central temos a Cruz da Ordem de Avis (Em um estilo mais moderno, fazendo referencia a Portuguesa Paulista) em destaque sobre um pequeno escudo que está divido em duas cores na vertical Verde e Vermelho (referencia a bandeira portuguesa) com contorno branco.

PORTUGUESA LONDRINENSE
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA LONDRINENSE
14/05/1950
LONDRINA-PARANÁ
ESTÁDIO DO CAFÉ
(36.000)

------------------

O terceiro redesign é do Trem Desportivo Clube de Macapá-AP, disputou o campeonato amapaense deste ano.

No Amapá temos muitas cópias, Santos, São Paulo, Independente (Palmeiras), Macapá (Cruzeiro) e o Trem (Flamengo), então a ideia foi mudar um pouco sem perder essa identidade do Flamengo-RJ. O formato do escudo e as cores são referencias ao clube carioca, retirei a sigla TDC que fica mesmo lugar do CRF (no escudo do Flamengo) e dei enfase ao nome da equipe que ficou em destaque na parte superior, mais acima temos cinco estrela referente as conquistas do clube do campeonato estadual, onde estão dispostas de forma sucinta sem "poluir" o escudo, como estava sendo feito em escudos anteriores. Nos dois últimos terços do escudo temos as tradicionais listras rubro-negras, fazendo base para um T, e mais abaixo o ano de fundação do clube 1949.
TREM
TREM DESPORTIVO CLUBE
01/01/1947
MACAPÁ-AMAPÁ
ESTÁDIO ZERÃO
(13.000)

------------------

Quarta proposta, chegamos em Minas e o clube escolhido foi sugerido por, Coimbra Sports, está disputando o campeonato mineiro de segunda divisão (3º Nível).

O formato do escudo é diferente do atual, que tem um formato circular com apenas um C no centro de um losango (Creio que o motivo deste losango seja referencia ao Acadêmica de Coimbra de Portugal), e com ícones externos que estão fora de contexto. Na nova proposta usamos um formato diferente pouco usado por clubes brasileiros, que ajuda no reconhecimento da equipe, na parte superior o nome da equipe não deixa dúvidas sobre de que clube é o escudo, no centro o C permanece como destaque, mas com uma tipografia diferente, sobre um losango branco que agora está fazendo companhia com mais dois pequenos losangos, um de cada lado do maior, na parte inferior do escudo seu ano de fundação 2006. Tudo isso com uso apenas de 2 cores preto e branco.

COIMBRA
 COIMBRA ESPORTE CLUBE LTDA
05/01/2006
BELO HORIZONTE-MINAS GERAIS
ESTÁDIO CASTOR CIFUENTES
(10.000)

------------------


Quinto escudo, A.D Bahia de Feira, sugestão de. O Bahia de Feira atualmente está na primeira divisão estadual, e este ano se classificou para o Brasileirão Série D de 2019.

Uma das coisas que mais acho importante em um escudo é o nome do clube em destaque, bem visível, qualquer um leigo identificaria o clube, torna a comunicação mais fácil, ainda mais em um clube que ainda não é considerado grande. No escudo atual do Bahia de Feira temos apenas as siglas ADBF, na proposta colocamos o nome BAHIA em destaque e logo abaixo DE FEIRA, que fica entre o ano de fundação do clube 1937. A estrela de campeão baiano permanece (Calma!, tão cedo nos livraremos delas, para um clube pequeno conquistar algo é muito difícil, entendo o lado deles). O formato do escudo foi alterado, mais continua com traços parecidos, tanto que a parte inferior continua pontiaguda. As cores do xará de Salvador são as mesmas, vermelho, branco e azul estão dispostas de forma intercaladas na parte inferior do simbolo, o que deixa o escudo diferente do Fortaleza/CE o que é um dos erros do atual escudo.

BAHIA DE FEIRA
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA BAHIA DE FEIRA
02/07/1937
FEIRA DE SANTANA-BAHIA
ESTÁDIO JÓIA DA PRINCESA
(15.000)

------------------

Chegamos ao 6º escudo, Ivinhema-MS

A essência do escudo atual escudo continua, o céu e as águas do Rio Ivinhema estão presentes na mesma área, só que agora com formas mais perfeitas. Na proposta, o escudo ganhou um peixe fazendo a ligação com o rio, o nome do clube foi diminuído mas sem perder o destaque disposto sobre uma faixa com um tom mais escuro de azul, a estrela de campeão estadual foi pro alto do escudo, dando destaque a conquista.
IVINHEMA
IVINHEMA FUTEBOL CLUBE
01/01/2006
IVINHEMA-MATO GROSSO DO SUL
ESTÁDIO SARAIVÃO
(5.000)
------------------

O sétimo escudo é do Centro Limoeirense de Futebol. O centro disputará a segunda divisão de Pernambuco.
O atual escudo do Centro Limoeirense não é feio, mas tem aquele detalhe de identificação que me incomoda, que é a questão do nome da equipe, que foi colocado na parte superior no lugar das siglas CL, e para da um destaque maior, e também para da uma quebrada no vermelho/branco do atual escudo, usei a cor preta tanto no nome quanto na estrela, elemento esse que foi deslocado da parte superior central para o centro do símbolo. As duas faixas vermelhas e a branca continuam. O formato foi alterado e ganhou uma coroa que faz a ligação com o brasão da cidade de Limoeiro.
O Centro Limoeirense é um clube centenário e para destacar a importância desta data, foi colocado o ano de fundação 1913.
CENTRO LIMOEIRENSE
CENTRO LIMOEIRENSE DE FUTEBOL
15/09/1913
LIMOEIRO-PERNAMBUCO
ESTÁDIO VAREDÃO
(5.000)

------------------


Boa vista do Rio de janeiro.
Não sou muito fã de escudos ovais, parece um circulo mal feito, mas até que tem uns que são legaizinhos, não é o caso desse símbolo do Boavista SC. A proposta aqui é mais simples de todas as outras nove, deixamos de lado o formato oval e passamos para um círculo perfeito, destacamos o nome do clube e o nome da cidade, esse conjunto de elementos está sendo bem explorado por vários clubes pelo mundo. No centro permanece a árvore, que é o mesmo Cedro da bandeira do Líbano. A alma do escudo atual permanece na nova proposta, mais com um toque moderno.
BOAVISTA
BOAVISTA SPORT CLUB
14/10/1961
SAQUAREMA-RIO DE JANEIRO
ESTÁDIO EUCY RESENDE DE MENDONÇA
(2.000)

------------------
Chegamos em SC, Clube Atlético Hermann Aichinger, que no momento não está inativo.
Primeiramente quero falar que alterei o formato do escudo, está diferente do post onde coloquei os formatos e os números da sequencia das postagens. Não me agradei do primeiro desenho que fiz e resolvi fazer outro. Vamos lá, o formato irregular no alto do escudo é uma referência as montanhas onde está situada a cidade de Ibirama, e também ao formato do atual escudo (tem uma pontas na parte superior, não sei se também é referência as montanhas), mais abaixo temos o nome como a equipe é mais conhecida, Atlético Ibirama, deixei aqui o "ATLÉTICO" abreviado em 3 letras, e com a primeira letra maiúscula, e as outras duas em caixa baixa, o nome da cidade segue em caixa alta, ficou um pouco usual, mas encaixou bem. Seguindo montanha abaixo temos o nome completo da equipe entre dois ornamentos compostos por 3 círculos. Na parte principal e central temos as siglas do nome do clube, CAHA, que estão presentes no atual escudo, e continuam na proposta, mas em dispostas diferentes, aqui estão seguindo o contorno do escudo que pode ser lido em forma de X (preto pro preto e branco por branco) ou em linha. Finalizando o escudo temos o ano de fundação do clube 1951. Como falei na postagem anterior gosto de adicionar um cor diferente, mas que encaixe na proposta, foi o caso do Preto que ganhou um espaço considerável, e o dourado(no nome do clube) que da um contraste entre o preto e branco na área superior do escudo.
ATLÉTICO IBIRAMA
CLUBE ATLÉTICO HERMANN AICHINGER
 20/09/1951
IBIRAMA-SANTA CATARINA
ESTÁDIO DA BAIXADA
(6.000)

------------------

Chegamos ao último escudo, Aliança Pilarense de Alagoas, o clube disputou o estadual da segunda divisão ano passado.

Aqui é um exemplo perfeito de falta de identidade, o que seria um A amarelo com um numero 2012 em de suas perninhas? Como uma cidadão irá identificar o clube usando somente esse A? e sem nenhum planejamento de marketing?. Bom, a ideia é melhorar essa comunicação, o A permanece em destaque mas na cor azul, e no centro de um círculo amarelo, o ano de fundação sai da perninha do A e vai para base interna do circulo central, o nome do clube vem pra melhorar a identificação, ALIANÇA PILARENSE preenche quase que completa uma volta do circulo, deixando apenas um pequeno espaço para o nome da cidade do clube, PILAR-AL.

DESPORTIVA PILARENSE
 DESPORTIVA ALIANÇA PILARENSE
2012
PILAR-ALAGOAS
ESTÁDIO RUBENS CANUTO
(2.000)

4 comentários:

  1. Muito boa as novas ideias, principalmente o novo escudo do Trem do Amapá, do Boavista/RJ, da Portuguesa Londrinense e do Ivinhema! Espero que continue postando mais seus trabalhos nessa série de redesenhos. Abraços! Ass: Lawrence Farias - Pelotas/RS

    ResponderExcluir
  2. Faz do Ação (MT), aquele escudo atual é horrível hehe Saudações!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, quando teremos o REDESIGN PARTE III?, pois gostei muito dessa série de novas ideias para logos de clubes.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ver um redesign pro Bahia, existem pouquíssimas ideias

    ResponderExcluir